Balneários são as principais opções de lazer no verão na região Carbonífera

Por Portal de Notícias 09/01/2018 - 10:08 hs
Foto: Cauê Florisbal
Balneários são as principais opções de lazer no verão na região Carbonífera
Praia do Encontro, em São Jerônimo

Não são poucos os locais da região Carbonífera onde os moradores e turistas têm alternativas para o veraneio. Os balneários são uma alternativa para as pessoas que não vão ao litoral e preferem a água doce. Confira abaixo os principais balneários da região, nas cidades de Arroio dos Ratos, Butiá, Charqueadas, General Câmara, São Jerônimo e Triunfo.

Semanalmente, às sextas-feiras, a Fepam divulga o relatório de balneabilidade das principais praias do estado. Na região Carbonífera, os locais monitorados são a Praia do Encontro, em São Jerônimo, e a Praia da Cachoeirinha, em General Câmara. No último relatório, os dois pontos estavam próprios para banho.

General Câmara: Santo Amaro e Praia da Cachoeirinha

O Município de General Câmara disponibiliza dois balneários aos turistas e moradores locais: a Praia da Cachoeirinha, junto à Ponte sobre o Rio Jacuí, e o camping e balneário do Distrito Histórico de Santo Amaro. Segundo o secretário de Educação, Turismo e Cultura, Carlos Alberto Freitas (Bebeto), algumas ações de manutenção foram feitas em ambos os balneários, que também contam com uma pessoa responsável por marcar acampamentos para turistas.

São Jerônimo: Praia do Encontro e Porto do Conde

Considerada por muitos o principal balneário da região Carbonífera, a Praia do Encontro, em São Jerônimo, tem como características marcantes, além da paisagem, as calçadas e os diversos bares de frente para o Rio Jacuí. Durante a temporada de verão, algumas competições esportivas serão realizadas no local, como futebol, futevôlei e motonáutica. O local conta com um camping particular.

Outra opção no município é o balneário e camping do Porto do Conde, que conta com estrutura para receber os visitantes.

Butiá: teatro, música e esporte na Ponte de Arame

O balneário Ponte de Arame, na cidade de Butiá, está em funcionamento desde o dia 15 de dezembro. Durante a temporada, os veranistas terão como atração diversas competições esportivas. Nos dias 14 e 21 de janeiro acontece o Torneio de Bocha Ponte de Arame. No dia 19 de janeiro, será realizado o torneio de canastra dos campistas. No dia 17 de fevereiro, acontece a gincana dos banhistas do balneário.  Já nos dias 18 e 25 de fevereiro, serão disputadas as partidas do torneio de futebol sete. Durante os dois meses, haverá a sexta-feira dançante, em todas as semanas. Na sexta-feira, 16 de fevereiro, também terá apresentação teatral.

Charqueadas: Prainha da Colônia é a alternativa

Localizada no Arroio dos Ratos, já nas proximidades do Rio Jacuí, a Prainha da Colônia, em Charqueadas, segue sendo o principal ponto de encontro dos veranistas da cidade. Neste ano, a Secretaria de Serviços Urbanos executou a limpeza e manutenção do local. A organização do espaço acontece por meio de uma parceria entre o Executivo e os donos das cantinas, que são os responsáveis também pelo agendamento de acampamento.

Triunfo: mais de um balneário como opção

Em Triunfo, diversos balneários estão disponíveis para a comunidade: Barreto, Olaria, Estaleiro, Porto Batista e o Camping Areal são as opções de lazer que o município oferece para os moradores da região Carbonífera e para os turistas.

Segundo o secretário de Turismo, Luiz Carlos Bonato, o Camping do Areal é o local de maior concentração de veranistas, junto ao Rio Jacuí, no Centro de Triunfo. O local está aberto para as pessoas passarem o dia, mais ainda não é permitido acampar no local, que precisa ser reorganizado, já que a ação de vândalos prejudicou a estrutura. Bonato revela que o objetivo é que o Camping do Areal esteja disponível para acampamento no ano que vem e que a meta do Executivo é tornar o lugar o melhor balneário da região.

Arroio dos Ratos: Passo da Barca é a opção

O Município de Arroio dos Ratos conta com o balneário Passo da Barca. O acesso é pela BR-290, entrando na ERS 470 (mais conhecida pela estrada geral do Barão) cerca de 5 km. O balneário possui banheiros, área delimitada para banho, churrasqueiras, área de lazer com jogos e bastante sombra.