Cidade fica mais de 24 horas sem água

Problemas no sistema de bombeamento e furto de cabos provocaram desabastecimento

Por Portal de Notícias 05/01/2018 - 15:02 hs
Foto: Meta Notícias
Cidade fica mais de 24 horas sem água
Trabalhadores da Corsan buscam solujção para o problema

A população de Butiá ficou mais 24 horas sem abastecimento de água da Corsan devido a problemas no sistema de bombeamento de água da barragem do Açude Grande e ao furto de cabos de energia.

Os problemas no abastecimento iniciaram por volta da s15 horas de quinta-feira, 4, quando um mau-funcionamento das bombas de recalque provocou o corte no fornecimento. As bombas foram trocadas, porém a vazão da água ainda se mostrava fraca. Os trabalhos se estenderam noite a dentro, com previsão de normalização do abastecimento para a 1 hora da madrugada desta sexta-feira, 5, o que não aconteceu.

Hoje pela manhã, foi verificado que cabos também haviam sido furtados e mergulhadores tiveram que ser chamados para identificar o problema dentro do Açude Grande. Além disso, técnicos de Guaíba fazem uma análise de toda a rede, já que o problema pode estar no caminho entre a captação e a Estação de Tratamento (ETA) da Corsan, já que mesmo com todos os esforços realizados e a troca de equipamentos, a água segue sem pressão para abastecer todo sistema da cidade.

De acordo com o gerente da ETA Butiá, Valmor Weirich, ainda não há previsão para restabelecimento do fornecimento completo de água, mas todas as medidas estão sendo tomadas para que isso aconteça o quanto antes, pois as equipes envolvidas somam dezenas de pessoas.

O vice-prefeito Cadoda e o vereador Hélio Ferreira estiveram esta manhã no Açude Grande acompanhando os trabalhos dos colaboradores da Corsan e todos os esforços das equipes para que o problema se resolva.

O prefeito Daniel Almeida disse que via convidar representantes da Corsan e da Brigada Militar para uma reunião, na segunda-feira, 8, para tratar do assunto e buscar dar mais segurança contra o vandalismo no Açude Grande.

Com informações do Meta Notícias