Prefeitura de Butiá irá oferecer curso preparatório pra concurso da BM

Jovens butiaenses podem se inscrever a partir de segunda-feira

Por Portal de Notícias 03/11/2017 - 15:19 hs

A Prefeitura Municipal de Butiá, através do Gabinete do Vice-Prefeito e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio (SEDIC), irá oferecer um curso preparatório para os jovens butiaenses que pretendem realizar o concurso público da Brigada Militar (BM). O edital do concurso foi lançado nesta semana e as inscrições estão abertas desde terça-feira, 31.

O projeto é de autoria do vice-prefeito Cadoda Santos em parceria com a secretária Morgana Oliveira. Ao todo, serão disponibilizadas 70 vagas. As inscrições podem ser realizadas a partir da próxima segunda-feira, 6, às 9h, na sala do vice-prefeito. No local, com a assessora Cátia Santos, estará disponível a ficha de inscrição.

De acordo com Cadoda Santos, o curso irá oferecer aulas de português, matemática, conhecimento específico e geral. A preparação contará com quatro aulas, durante o mês de novembro, no plenário da Câmara de Vereadores. O vice-prefeito explicou como surgiu a iniciativa.

- A nossa ideia é ajudar os jovens que estarão participando do concurso da Brigada Militar. Temos certeza que com as dicas que serão passadas pelos professores, aqueles que nunca participaram de um concurso público estarão mais preparados na hora da prova. A nossa intenção é contribuir com a preparação - afirmou.

Nesta quarta-feira, 1°, o Coronel Quadros, do Comando Regional de Polícia Ostensiva Centro Sul (CRPO-CS), parabenizou a iniciativa da Administração Municipal.

O concurso

O concurso público oferece 4,1 mil vagas de nível médio para o cargo de militar no Estado. O processo é destinado para jovens entre 18 e 25 anos com ensino médio completo. Os candidatos devem ter Carteira Nacional de Habilitação classificada no mínimo na categoria "B", estar em dia com as obrigações eleitorais, ter bons antecedentes e Sindicância da Vida Pregressa. O concurso também reserva 16% das vagas a pessoas negras ou pardas, mediante assinatura de termo de autodeclaração. As inscrições ocorrem até 20 de novembro no site no site da Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências (Fundatec). O candidato precisa se cadastrar e preencher o formulário eletrônico de inscrição. A taxa é de R$ 80. O exame intelectual acontece em 17 de dezembro, seguido pelo exame de saúde, de capacitação física e exame psicológico. Com a aprovação nas quatro fases seletivas, o candidato será incluído na BM, na graduação de Soldado de 1ª Classe. Após a formalização da inclusão, o candidato será matriculado no Curso Básico de Formação Policial Militar (CBFPM), na condição de Militar Estadual.