Agricultores de Triunfo buscam conhecimento em piscicultura

Evento foi realizado na propriedade Rabuske, localizado no Gil, 2º Distrito

Por Portal de Notícias 03/11/2017 - 14:17 hs

Agricultores de Triunfo buscam conhecimento em piscicultura
Tarde de campo ocorreu em uma unidade de referência, no 2º distrito

A Emater/RS-Ascar, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura de Triunfo, promoveu, na semana passada, uma tarde de campo de piscicultura, com a presença de cerca de 40 participantes, dentre eles agricultores, extensionistas e técnicos de Triunfo e Nova Santa Rita. O evento foi realizado na propriedade Rabuske, localizado no Gil, 2º Distrito de Triunfo.

A programação foi conduzida pelo engenheiro agrônomo do escritório da Emater/RS-Ascar de Triunfo, Arnaldo Tiecker, e pelo médico veterinário e assistente técnico regional da área de piscicultura, Carlos Roberto Viera da Cunha, acompanhados do supervisor, Rui Rotava.

O evento iniciou com a abertura oficial, feita pelo secretário municipal de Agricultura de Triunfo, Antônio Rodrigues Salvado, que ressaltou o apoio do poder público aos agricultores por meio do Programa Municipal de Piscicultura e a importância deste tipo de evento para os produtores da região.

Na sequência, foram repassadas informações teóricas sobre o policultivo de carpas; cultivo intensivo de tilápia; implantação do cultivo; adubação e calagem do viveiro; controle de predadores e doenças e sistema de controle de fugas. Também foram demonstradas algumas práticas, como a verificação de turbidez e o pH da água.

- A equipe municipal sente-se gratificada com a presença e participação dos produtores de Triunfo e Nova Santa Rita em seus dias de campo, já que em eventos como este é possível disponibilizar às pessoas novas técnicas de produção e manejo que primam pelo desenvolvimento econômico, social e ambiental das comunidades – ressalta o chefe da Emater/RS-Ascar em Triunfo, Ricardo Boesch.

A tarde de campo foi realizada na propriedade Rabuske, que integra o Programa Gestão Sustentável executado pela Emater/RS-Ascar e é uma unidade de referência, justamente pelas práticas de manejo adotadas pelos produtores e que servem de experiência para serem implantadas por outros agricultores.

Atualmente, o carro chefe da família é a produção de composto orgânico e, com o auxílio da Emater/RS-Ascar e da prefeitura, eles estão diversificando ao investir em piscicultura. Além disto, eles cultivam hortigranjeiros e criam gado de leite e ovinos destinados ao autoconsumo.

O casal Katia e Paulo Rabuske está em Triunfo há sete anos e possui três filhos, Vinícius, Vitória e Jade. Ao contrário de muitos que saem do campo e vão para cidade em busca de oportunidades, o casal viu no campo a oportunidade de gerar renda e ter um ambiente propicio para criar seus filhos e melhorar a qualidade de vida da família.