5ª Biblioteca Humana aconteceu na Feira do Livro de Charqueadas

Por Portal de Notícias 03/11/2017 - 14:03 hs
Foto: Divulgação
  5ª Biblioteca Humana aconteceu na Feira do Livro de Charqueadas
Livros humanos interagiram e contaram suas histórias ao público

No sábado, 28, durante a Feira do Livro, aconteceu a 5ª edição da Biblioteca Humana, um projeto que acontece desde dezembro de 2015 na Biblioteca Pública Vera Maria Gauss, de Charqueadas. As pessoas se transformam em livros humanos e contam as suas histórias. Os leitores podem escolher uma pessoa para ouvir e interagir.
A dinâmica funciona assim: são disponibilizadas "capas" dos livros com título e imagem relacionados com o assunto que o livro humano irá contar. O leitor escolhe e se dirige ao balcão de empréstimo para "retirar" a pessoa por 15 minutos.
Em edição especial, foram convidados pela organizadora da feira do livro, Karla Eclea, os “livros” Rejane Barczak, Rosilane Goulart, Zeca Divino, Saldino Antônio Pires, Patrícia Ferreira e Claudia Gelb.

Segundo a bibliotecária Karina Pahim, o total de empréstimos foi de 27, ou seja, durante 1h30min, aconteceram 27 interações, compartilhamentos e trocas de vivências.

- Cada livro contou as suas experiências, em média, quatro vezes. O mais interessante é que os livros nos relatam que nunca é igual, cada pessoa que chega acontece uma construção diferente. Agrademos a disponibilidade de todos, em especial aos livros que dedicaram seu tempo para participar e ao Juliano Trindade, que trabalhou de forma muito eficiente no "balcão de empréstimos" – destaca a bibliotecária.