Prevencão do câncer de mama foi tema de sarau no Solar Shopping

Por Portal de Notícias 27/10/2017 - 16:13 hs
Foto: Claudinho Fotografias
Prevencão do câncer de mama foi tema de sarau no Solar Shopping
Eventop visou conscientizar sobre a doença

Na noite de quarta-feira, 25, aconteceu o Sarau do Outubro Rosa - Investindo na vida! Investindo em você!, promovido pelo Solar Shopping em parceria com a Procuradoria Especial da Mulher da Câmara de Vereadores e com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Charqueadas (Comdim).

Alusivo ao Outubro Rosa – mês dedicado à prevenção do câncer de mama -, o evento teve grande público e contou com a apresentação de corais, relatos de mulheres que venceram a doença, como a administradora do Solar Shopping, Andréa Berbigier, além de apresentações artísticas e manifestações das integrantes do Comdim e Procuradoria da Mulher.

Em um dos painéis, a médica e vereadora Rosângela Dornelles destacou a importância da prevenção com a realização do autoexame, do comprometimento coletivo para a promoção de ações que visem conscientizar a população, bem como da necessidade em assistir e amparar as mulheres vítimas da doença.

- Parabenizo o Solar Shopping, na pessoa da proprietária Andréa Berbigier, pela belíssima parceria; ao Comdim, na figura de sua presidente Emília Guerreiro pela iniciativa e promoção do evento; e as colegas vereadoras Patrícia Ferreira e Pamela Lemos por estarem junto conosco, fomentando trabalhos desta importância através da Procuradoria Especial da Mulher – destaca Rosângela Dornelles.

Autoexame

O objetivo fundamental do autoexame é fazer com que a mulher conheça detalhadamente as suas mamas, o que facilita a percepção de quaisquer alterações. Ele deve ser fito mensalmente pela mulher para verificar a presença de protuberâncias, ondulações, checar a espessura dos seios e liberação de líquidos pelo mamilo.

Quando o câncer de mama é descoberto cedo e tratado corretamente, as chances de cura são melhores. O câncer de mama atinge principalmente mulheres entre 45 e 55 anos, mas pode aparecer nódulos benignos em outras faixas etárias que precisam ser tratados.

Algumas das precauções que podem ser tomadas são: fazer visitas anuais ao ginecologista; fazer o autoexame uma vez por mês e submeter-se ao exame de mamografia anualmente após os 40 anos.