Otelio Drebes realiza palestra em São Jerônimo

Fundador das Lojas Lebes compartilha sua trajetória profissional e valores de vida

Por Portal de Notícias 12/09/2017 - 17:26 hs
Foto: Divulgação
Otelio Drebes realiza palestra em São Jerônimo
Otelio drebes, fundador das Lojas Lebes

Depois de percorrer todo o interior do estado ministrando palestras, Otelio Drebes chega em São Jerônimo. A história de sucesso no mundo empresarial do fundador das Lojas Lebes e sua trajetória até se tornar um ícone dos negócios no Rio Grande do Sul são pautas do encontro que Otelio Drebes realiza na cidade na próxima terça-feira, 19, às 19h30min, na Sociedade 1° de Maio. A convite da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da Prefeitura de São Jerônimo, o empresário falará de sua atuação e compartilhará sua experiência à frente da criação da Lojas Lebes. A empresa é uma das maiores redes de varejo do Sul do Brasil que, ao completar 60 anos em 2016, ultrapassou a marca de R$ 1 bilhão de receitas totais, mais de 150 unidades no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, e conta com cerca de três mil funcionários. A entrada para o evento é um kg de alimento não perecível, após a palestra haverá jantar de confraternização no local.

Otelio Drebes completará a 40º palestra em São Jerônimo e o diferencial deste encontro é a presença do projeto Geladeiroteca. Durante a palestra terá uma geladeira que servirá como biblioteca para arrecadar livros. O projeto de cunho social foi criado em 2015 no município e consiste em reaproveitar geladeiras que iriam ser descartadas e transformá-las em bibliotecas comunitárias instaladas em locais públicos.

Aos 83 anos, o empresário segue na presidência do Conselho das Lojas Lebes e assumiu a carreira de palestrante há um ano com o propósito de compartilhar com o público seus ensinamentos de vida. Animado e cheio de energia e trocas com o público, o empresário aborda temas como gestão de pessoas, valorização dos indivíduos e da família, visão estratégica às oportunidades de negócios, superação, entre outros tópicos. Além disso, Otelio Drebes conta como entrou no mundo empresarial e relembra as raízes com o interior do Rio Grande do Sul.

A trajetória de sucesso de Otelio Drebes iniciou há mais de 60 anos quando ele inaugurou o embrião das Lojas Lebes, primeiro no ramo alimentício e, logo, no segmento de varejo. Este mês, a Lebes abriu uma loja modelo no emblemático Edifício Guaspari, no Centro de Porto Alegre. O investimento privado de R$ 8 milhões devolveu à cidade um prédio do Patrimônio Histórico que marcou época na capital gaúcha. Fechado há 30 anos, o famoso edifício passou a abrigar a maior unidade da rede com a Lebes Life Store. Além dos três andares de loja, há café, restaurante e farmácia.

 

Serviço

O quê: Palestra e jantar Otelio Drebes

Quando: Terça-feira, 19/09

Horário: 19h30

Onde: Sociedade 1° de Maio - Rua Cel. Soares de Carvalho, 709 - Centro - São Jerônimo 

Entrada: 1 kg de alimento não perecível com inscrição prévia

 

Em entrevista, Otelio Drebes fala sobre sua trajetória, valores e porque decidiu se tornar palestrante.

 

O senhor nasceu no Vale do Taquari e começou a trabalhar cedo. O que lhe motivou a deixar a vida no interior e ir em busca dos seus sonhos?

Sempre sonhei grande, quando morava em Bom Retiro do Sul com meus pais eu trabalhava muito na lavoura, negociando o que produzíamos, ou de outros produtores, mas buscava algo mais. Queria ganhar dinheiro e realizar sonhos, eu vi que se ficasse ali iria seguir trabalhando muito, mas aquele universo era pequeno para os meus sonhos. Na palestra conto bastante essa história. Eu dizia ao meu pai: “Quero ser grande e vou partir para o mundo”. Vi desde criança que eu tinha jeito para os negócios.

 

Ao sair da pequena Bom Retiro do Sul, fazia ideia de que chegaria aonde chegou?

Não, nunca imaginei que chegaria tão longe embora sempre tenha pensado grande.

 

O senhor construiu uma história de sucesso e, hoje, a Lebes é uma rede varejista com mais de 150 lojas físicas. A que atribui esta trajetória bem-sucedida?

Eu acredito que algumas questões que me ajudaram foram: enxergar e entender a necessidade das pessoas. Isso serve tanto para pensar nos clientes quanto nos colaboradores da empresa. Eu criei formas de as pessoas comprarem parcelado, o que possibilitou aquisição de bens àqueles que não teriam condições de pagar em uma só vez, por exemplo. Outra questão foi formar um verdadeiro time, o tratamento dado a quem trabalha na empresa, que se sente parte do negócio e isso, além de contribuir em termos humanos, traz resultados nos negócios. Essa valorização é minha filosofia de vida, eu gosto de pessoas e valorizo elas.

 

O que o mundo dos negócios lhe ensinou para a vida?

Eu aprendi que temos que ter transparência, agir com honestidade, usar a verdade e sempre ter desafios. Além disso, temos que sempre buscar o melhor. Tanto nos negócios quanto na vida, criatividade, competência e coragem fazem a diferença.

 

Hoje o senhor se dedica a palestrar. O que lhe inspira a fazer este trabalho?

O desejo de fazer algo novo, além de poder compartilhar com as pessoas a minha história. A troca de energia e o olho no olho são maravilhosos. Haviam me sugerido de escrever um livro, mas preferi fazer palestras e ter o contato com as pessoas. Poder mostrar que todos podem ser melhores e que devem confiar no seu sonho é algo muito especial.

 

O que as pessoas podem esperar da sua palestra?

 

Minha palestra é animada e profunda ao mesmo tempo. Através dela conto como conquistei o mundo dos negócios, compartilho valores de vida e meus ensinamentos enquanto empreendedor e ser humano.