Prefeitura de São Jerônimo resgata desfile cívico com escolas municipais

Rede estadual não participou em protesto contra o parcelamento de salários

Por Portal de Notícias 08/09/2017 - 13:04 hs
Foto: Lucas Essvein
 Prefeitura de São Jerônimo resgata desfile cívico com escolas municipais
Escolas da rede municipal, entidades e clubes de serviços desfilaram pela Ramiro Barcelos

O dia 7 de Setembro de 2017 teve desfile cívico na Avenida Ramiro Barcelos, em São Jerônimo. O evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Educação e contou com a participação de todas as escolas municipais, entidades e clubes de serviços. Este ano, a Semana da Pátria foi em homenagem a Oswaldo Cruz (nacional), à Chama Crioula (estadual) e à professora Maria Tereza Silveira (municipal). A rede estadual não participou em protesto contra o parcelamento de salários.

Na abertura do desfile, a secretária de Educação, Maria Nazaré Dias Dornelles, enfatizou o ato de civismo dos alunos da rede municipal, que desde 2013 não ocupavam a avenida. Além de resgatar o desfile, a administração municipal também forneceu uma camiseta cinza, com o brasão e as cores da bandeira do município, a todos os alunos da rede municipal.

- Muito bom ver as nossas crianças desfilando novamente. Trouxemos todas as escolas do Interior. Agradeço também aos clubes de serviços por participarem deste ato cívico - destacou Nazaré.

O vice-prefeito, Júlio César Prates Cunha enfatizou a presença da comunidade na Avenida Ramiro Barcelos, destacando o resgate do civismo.

O prefeito Evandro Heberle ressaltou o trabalho da equipe da Secretaria de Educação e demais secretarias, que se mobilizaram para o desfile cívico.

- Neste ano, estamos resgatando o desfile, valorizando novamente um movimento cultural para os alunos, professores, pais e toda a comunidade jeronimense. O diferencial são nossos alunos, todos com uma camiseta personalizada. No ano que vem, vamos dar uniforme completo para todos os alunos da rede municipal desfilar – disse o prefeito, que também destacou a participação dos clubes de serviço; o maestro Maicon, que em 20 dias ensaiou a banda municipal; a banda municipal de Gravataí, que participou do desfile; e à comunidade que esteve na Avenida Ramiro Barcelos.

 

Desfilaram pela avenida

 

Pelotão da Brigada Militar, Lions Clube, Banda Municipal de São Jerônimo, Rotary Club, APAE, Escola Cenecista Carlos Maximiliano, Banda Municipal de Gravataí, Grupo da Assistência Social,  EMEF João Cernicchiaro, EMEI Judith Vieira Schwengber, EMEF Cel. Soares de Carvalho, EMEI Carlos Arno Pretzel, EMEF Pe. Luiz de Nadal, EMEF Salgado Filho, Banda do IEE São Jerônimo, EMEF Minuano, EMEF Olavo José Rada, EMEF Eva Alves Pereira, EMEF Eng. José Maria de Carvalho, EMEF Fernando Ramos, EMEF Manoel José dos Santos, DTG Polivalente e o grupo de servidores municipais.

 

Em protesto

As escolas estaduais decidiram não desfilar em protesto contra o parcelamento dos salários dos servidores públicos. Na próxima segunda-feira, 11, a partir das 15 horas, está marcada uma caminhada pelas ruas da cidade, com professores e alunos de todas as escolas estaduais, além de demais servidores públicos estaduais.