Projeto cria Comitê de Prevenção ao Suicídio em General Câmara

Finalidade é formular e apoiar políticas públicas de prevenção

Por Portal de Notícias 01/09/2017 - 18:21 hs

Renato Miller Silva

A Câmara de Vereadores aprovou na última sessão ordinária o Projeto de Lei que cria o Comitê Permanente de Prevenção ao Suicídio no município de General Câmara. O projeto é de autoria da vereadora Ana Lúcia Maciel Brandão (Chica – PHS).

O projeto tem por finalidade formular e apoiar políticas públicas de prevenção ao suicídio por meio do estudo da problemática apresentada para identificação dos motivos do aumento dos indicadores e, a partir daí, fazer a articulação entre agentes envolvidos na promoção da cultura, saúde, esporte, educação e assistência social para elaboração do plano municipal de prevenção ao suicídio.

O comitê permanente é totalmente voluntário, terá mandato de três anos, e será composto por três membros da sociedade civil organizada, eleitos pelo Conselho Municipal de Saúde, três membros indicados pelo chefe do Executivo e três membros do Poder Legislativo.

Conforme a vereadora Chica, o aumento número de registros de suicídios consumados e tentativas, nas últimas semanas, abriu a discussão: “o que estará afetando a saúde mental de nossa população a ponto de chegar a esse doloroso extremo?”

 

- Levando em conta programas realizado nos anos de 2015 e 2016, onde se buscou trabalhar com a autoestima da comunidade, visando propor um debate e propostas de forma organizada para enfrentar o problema. Os estudos comprovam que uma série organizada de ações podem prevenir o suicídio e reduzir esses casos -  defendeu a vereadora.