Bacia do Rio Jacuí pode receber Sistema de Alerta Hidrológico

Por Portal de Notícias 21/07/2017 - 15:54 hs
Foto: Renato Miller Silva / Banco de Dados / 2017
Bacia do Rio Jacuí pode receber Sistema de Alerta Hidrológico
São Jerônimo teve muitos prejuízos com as enchentes ocorridas ao longo dos anos

Após tomar conhecimento dos projetos do Sistema de Alerta Hidrológico (SAH) das bacias dos rios Caí e Taquari, o secretário de Desenvolvimento Econômico de São Jerônimo, Rudney Santos, a coordenadora da Defesa Civil, Leni Leal, e os vereadores Filipe Almeida (Pico – PT) e Gilnei Ventura (SD) visitaram o Serviço Geológico do Brasil, na semana passada, solicitando a realização de estudos de viabilidade técnica para implantação de um sistema de alerta no Rio Jacuí, em São Jerônimo.

Os engenheiros Adriano Schorr, Marcia Pedrollo e Andrea Germano apresentaram a experiência da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) na operação da Rede Hidrometeorológica Nacional e o processo de implantação e operação dos 11 sistemas de responsabilidade da CPRM no Brasil, destacando os sistemas dos rios Caí e Taquari ambos de responsabilidade da Superintendência de Porto Alegre (Sureg–PA).

Andréa explicou que os SAH são considerados, na engenharia, uma medida não estrutural, que visa a melhor convivência da população com as enchentes e inundações e são de caráter preventivo, ou seja, não adotam soluções físicas que implicam na execução de obras.

- Este trabalho é muito importante, pois tem o objetivo de gerenciar e reduzir os impactos causados por inundações por meio do monitoramento contínuo, previsão dos níveis dos rios e divulgação de boletins - explicou.

 

A coordenadora da Defesa Civil municipal, Leni Leal de Almeida, explicou que desde janeiro o município decretou situação de emergência devido aos prejuízos acumulados em função dos altos níveis alcançados pelo Rio Jacuí. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Rudney Santos, ficou de formalizar a intenção de parceria com a CPRM para desenvolver o projeto.