Alunos da FGV realizam estudo no Município

Por Marcos 13/05/2016 - 09:13 hs
Foto: DIVULGAÇÃO
Alunos da FGV realizam estudo no Município
Grupo se reuniu com o Executivo Municipal para apresentar o projeto ao secretariado

Entre os dias 8 e 16 de maio, um grupo de oito estudantes do curso de graduação em Administração Pública da Fundação Getulio Vargas (FGV/EAESP), acompanhados de uma supervisora, estarão desenvolvendo atividades da disciplina “Imersão Local”, na Prefeitura de Triunfo.

O objetivo da “Imersão Local” é aproximar os alunos dos desafios enfrentados pelos municípios para implementar políticas de educação, saúde, cultura, desenvolvimento local, assistência social e outras, considerando as restrições orçamentárias em tempos de crise econômica. Além de Triunfo, outros cinco municípios estão participando: Araxá (MG), Anchieta (ES), Camaçari (BA), Itajaí (SC) e Sorriso (MT).

Durantes os meses de março e abril o grupo dedicou-se a analisar preliminarmente a situação da gestão municipal a partir de dados secundários. Os resultados estão compilados em um relatório que, posteriormente, será entregue ao prefeito Mauro Poeta.

De acordo com a FGV, a presença do grupo em Triunfo representa a segunda parte da disciplina, que é quando os alunos conhecem de perto a realidade do município, conversam com secretários municipais, vereadores, sindicatos, associações, gestores e técnicos de diversas áreas da Prefeitura, bem como, em outros órgãos públicos relacionados (escolas, UBS, CRAS, entre outros).

Logo no primeiro dia em Triunfo, o grupo se reuniu com o Executivo Municipal para apresentar o projeto para todo o Secretariado. A partir desse primeiro contato presencial, os alunos se separaram em grupos e começaram a desbravar a cidade. Como resultado dessa visita, o grupo de alunos, supervisionado pela supervisora, irão propor 24 propostas de Plano de Ação Setorial (PPAS) que serão apresentadas ao Prefeito Mauro e aos Secretários Municipais na manhã da próxima segunda-feira, dia 16.

 

A terceira etapa da “Imersão Local” ocorrerá no dia 13 de junho, quando será realizada a Banca Examinadora Final, na sede da FGV-EAESP, em São Paulo. Este será um momento de apresentação, debate, diálogo e entrega final do PPAS para os Prefeitos dos seis municípios contemplados pela atividade.