Comunidade da Palmeira aprova o Plano Municipal de Saúde da localidade

Vacinação da gripe atinge 51% de adesão até o momento

Por Portal de Notícias 19/05/2017 - 16:54 hs
Foto: Divulgação
 Comunidade da Palmeira aprova o Plano Municipal de Saúde da localidade
Secretário Éderson Pizzio falou sobre o Plano Municipal de Saúde

A Secretaria da Saúde de São Jerônimo iniciou uma série de audiências públicas com as comunidades, a fim de apresentar propostas para o Plano Municipal da Saúde, que vai nortear os investimentos da Pasta durante os próximos quatro anos.

A primeira audiência aconteceu no Distrito da Palmeira, com a participação de 68 pessoas. Na oportunidade, o secretário de Saúde, Éderson Pizzio, apresentou as propostas e, em conjunto com as comunidades, foram elencadas as demandas que farão parte do Plano.

- Queremos ouvir as comunidades. Qual o modelo de saúde ideal para São Jerônimo? O que a comunidade espera da saúde do município? Iniciamos a conversa e apresentamos algumas propostas para as localidades e eles opinam e votam se são favoráveis ou não - disse.

Entre as principais propostas estão a implantação de mais uma equipe de Estratégia da Saúde Familiar (ESF) no interior, a construção de um novo posto de saúde na Quitéria e a reforma dos demais postos de saúde, inclusive o posto da Palmeira.

O secretário também falou sobre o projeto da administração municipal, que é o “dialogo com a comunidade”. Nesta oportunidade também estavam o prefeito Evandro Heberle (PSDB), a secretária de Educação, Maria Nazaré Dias Dornelles, o secretário da Agricultura, Luiz Fernando Seixas de Menezes (Nenau) e o secretário do Interior, Leomar Martins, além dos vereadores Elisa Mara Rocke (PTB), Filipe da Agricultura (PDT), Filipe Almeida (Pico, PT) e Alan Menezes (PSDB), que ouviram demandas da comunidade.

Segundo Pizzio, muitas vezes uma pequena ação significa bastante para uma família.

- Acompanhamos isso na Secretaria da Saúde. Às vezes é trocar ou ajustar um fluxo, que era feito há 30 anos, para resolver os problemas das pessoas – destacou.

 

Vacinação

 

Pizzio também falou que o Município já atingiu 51% da meta de vacinação contra a gripe. Foram em torno de 3.180 pessoas vacinadas. A vacinação vai até o dia 17 de junho e a meta é vacinar 85% das pessoas que estão autorizadas a receber a vacina.