Municípios organizam mapa turístico da região Carbonífera

Iniciativa via a inclusão das cidades da Carbonífera no Programa Nacional de Regionalização do Turismo

Por Portal de Notícias 19/05/2017 - 14:04 hs

 Municípios organizam mapa turístico da região Carbonífera
Reunião ocorreu na Câmara de Vereadores de Triujnfo

Na manhã da última terça-feira, 16, aconteceu na Câmara de Vereadores de Triunfo uma reunião dos municípios da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Asmurc) para discutir a organização do mapa turístico da região Carbonífera. Os aspectos centrais das apresentações trataram do Programa Nacional de Regionalização do Turismo e da possibilidade de adesão dos municípios gaúchos, cuja data limite é o próximo dia 23, quando ocorrerá reunião do Conselho Estadual de Turismo (Conetur) para validação do mapa turístico do Rio Grande do Sul. Este é um processo nacional, organizado pelo Ministério do Turismo.

As regiões turísticas são espaços de cooperação e integração entre municípios, entidades da sociedade civil, universidades, micro e pequenas empresas, agricultores familiares, e outros agentes envolvidos na atividade, tais como artesãos, comerciantes, veículos de comunicação e entidades.

A importância do planejamento local e regional, por meio da estruturação de planos municipais e regionais de turismo, a segmentação e a roteirização da oferta, a criação de produtos para comercialização aos visitantes, as perspectivas de geração de emprego, renda e inclusão social com o turismo, a operação comercial através de agências de turismo receptivo e operadoras, a valorização de aspectos históricos, monumentos, eventos, comércio e empresas locais, são oportunidades que foram analisadas sob a ótica do segmento como estratégico para o desenvolvimento dos municípios. São inúmeros os possíveis ganhos com a diversificação de atividades e reconversão da matriz produtiva tradicional, que se apresentam como reais possibilidades para os municípios da região Carbonífera.

O evento foi organizado pelo secretário municipal de Turismo e Cultura de Triunfo, Luiz Carlos Borba Bonatto, e o coordenador de Turismo de Arroio dos Ratos e coordenador regional da Asmurc, Elimar Araújo Valle, de Arroio dos Ratos. Na oportunidade, estiveram presentes prefeitos municipais, vereadores, empresários, agricultores familiares, lideranças locais e regionais, representantes da Asmurc e a coordenadora do Departamento de Planejamento e Estruturação da Oferta Turística (Diplan), Cristina Feijó, da Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer.

 

Saiba mais

A Política Nacional de Turismo, estabelecida pela lei 11.771/2008, tem dentre os seus princípios a regionalização do turismo. Esta trabalha sob a perspectiva de que mesmo um município que não possui uma clara vocação para o turismo - ou seja, que não recebe o turista em seu território - pode dele se beneficiar, se esse município desempenhar um papel de provedor ou fornecedor de mão-de-obra ou de produtos destinados a atender o turista. O trabalho regionalizado permite, assim, ganhos não só para o município que recebe o visitante, mas para toda a região.

Embasando-se em recomendações da Organização Mundial de Turismo, o Ministério do Turismo adotou em 2004 essa política focada no desenvolvimento regional, dando maior protagonismo às Unidades da Federação. O Programa de Regionalização do Turismo trabalha a convergência e a interação de todas as ações desempenhadas pelo MTur com estados, regiões e municípios brasileiros. Seu objetivo principal é o de apoiar a estruturação dos destinos, a gestão e a promoção do turismo no País.

 

Ministério do Turismo:

http://www.turismo.gov.br/acesso-a-informacao/63-acoes-e-programas/4882-programa-de-regionalizacao-do-turismo.html