Grupo estuda interação entre fé cristã e ciência

Jornada de Ciência e Fé Cristã acontece na quinta-feira, em Porto Alegre

Por Portal de Notícias 15/05/2017 - 15:09 hs
Foto: Divulgação
 Grupo estuda interação entre fé cristã e ciência
Grupo da região Carbonífera faz parte de uma iniciativa nacional, a ABC2

Para algumas pessoas, a relação entre fé e ciência apenas acontece sob a perspectiva de uma interação conflituosa. Não é o que pensam os participantes do grupo de estudos sobre fé cristã e ciência na região Carbonífera.

O grupo se destaca pelo engajamento no estudo sistemático sobre os modelos de interação conceitual entre fé cristã e ciência e as relações que estes estabelecem com diversas temáticas, entre elas questões envolvendo a origem do universo, teoria da evolução, robótica, bioética e outros. O grupo, criado em novembro de 2015, conta com estudantes de diversas áreas das ciências e está aberto a pessoas interessadas em um debate honesto e maduro sobre os temas elencados.

O grupo faz parte de uma grande iniciativa nacional, a Associação Brasileira de Cristãos na Ciência – ABC², que tem como objetivo central promover a comunicação e a integração entre a comunidade cristã e o campo científico no Brasil.

- É importante ressaltar que a ABC² não pretende controlar ou interferir nos procedimentos, processos ou instituições internas aos dois campos, nem se arvorar legisladora sobre a natureza da ciência ou da fé, mas tão somente auxiliar os cristãos que pertencem aos dois campos a melhor integrar suas vocações científica e espiritual – diz Tassiane Freitas, associada fundadora da ABC².

Segundo Tassiane, as iniciativas da Associação Brasileira de Cristãos na Ciência têm sido extremamente relevantes para o avanço e o amadurecimento do debate sobre a relação entre fé cristã e ciência no país.

- Embora no mundo existam associações com esta característica, a exemplo da Christians in Science , American Scientific Affiliation e The Faraday Institute, no Brasil esta trata-se de uma iniciativa pioneira, comprometida também com a formação de “tradutores” das duas linguagens. Ademais cabe salientar que estabelecer um diálogo entre fé e ciência não pressupõe a criação de uma dita “ciência gospel”, pelo contrário, trata-se de amadurecer a reflexão sobre as chamadas questões de fronteira, reconhecendo os limites, as diferenças e a soberania das duas esferas – finaliza.

 

Jornada de Ciência e Fé Cristã

Nesta quinta-feira, 18, a partir das 19 horas, será realizada em Porto Alegre a Jornada de Ciência e Fé Cristã. O evento acontece na Faculdade de Odontologia da UFRGS. O tema é “Evolução e Fé Cristã: inimigas ou parceiras?”. O palestrante é o MTh, BSc Tiago Garros – Mestre e Doutorando em Teologia pelas Faculdades EST, licenciado em Ciências Biológicas (UFRGS, 2004), bolsista do CNPq e bolsista Oxford-Templeton em Religião e Ciências, Universidade de Oxford (2016).

 

Serviço

Jornada de Ciência e Fé Cristã em Porto Alegre

Local: Faculdade de Odontologia da UFRGS, sala 401 A - 4 andar

Endereço: Rua Ramiro Barcelos, 2492 - Bairro Santa Cecília - Porto Alegre - RS

Mais informações e inscrições: Tassiane Freitas (tassimelo@gmail.com) ou Kalyton Lee (kalytonlee@gmail.com)

 

 

Saiba mais

- Para mais informações sobre a ABC² e acesso a materiais exclusivos: http://www.cristaosnaciencia.org.br/

 

- Para entrar em contato com grupos de estudos (solicite a Cidade e Estado na qual você gostaria de conhecer um grupo): contato@cristaosnaciencia.org.br