Coleta de lixo, segurança bancária e turismo pautaram reunião de prefeitos

Municípios irão organizar um calendário turístico da região e apresentar ao Governo do Estado

Por Portal de Notícias 12/05/2017 - 15:35 hs
Foto: Divulgação
 Coleta de lixo, segurança bancária e turismo pautaram reunião de prefeitos
Prefeitos se reuniram em São Jerônimo

 

Os prefeitos dos municípios integrantes da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Asmurc) se reuniram, na quarta-feira, 10, em São Jerônimo, para tratar de questões como coleta seletiva de lixo e segurança privada.

Uma empresa expôs o problema do descarte do lixo nos municípios e ofereceu uma máquina que faz a separação do lixo que é recolhido diariamente. Esta empresa busca fortalecer a coleta seletiva e promover a separação do lixo como uma fórmula rentável e social para os municípios.

Nesta pauta, os prefeitos questionaram o custo da máquina e a viabilidade de se fazer um consórcio. O presidente da Asmurc, prefeito Evandro Heberle, informou que a entidade precisa fazer um diagnóstico de cada município para avaliar os custos e vantagens para cada administração. Heberle disse, ainda, que atualmente as administrações possuem um grande ônus para realizar o descarte do lixo recolhido.

Outra pauta abordada foi uma lei municipal de implantação de vigilância 24 horas nas agências bancárias, atendendo a um pedido do Sindicato Estadual dos Vigilantes. Atualmente, os municípios de São Jerônimo e Butiá já aprovaram uma lei que determina esse sistema de vigilância, mas que ainda não foi implantada.

E, por fim, ficou definido que Eliomar Araújo Vale, que atua na área de turismo no Município de Arroio dos Ratos, será o coordenador regional do turismo a Asmurc. Sua função será desenvolver um trabalho de divulgação de projetos turísticos e captação de recursos. No próximo dia 16, haverá uma reunião regional sobre o tema, na cidade de Triunfo. Nesta reunião deverá ser organizado um calendário turístico da região Carbonífera a ser apresentado na Secretaria Estadual de Turismo, no dia 23.

Estiveram presentes na reunião os prefeitos Evandro Heberle, de São Jerônimo; Daniel Almeida, de Butiá; Elton Barreto, de General Câmara; e Luciano Rocha; de Arroio dos Ratos.

 

A próxima reunião da Asmurc será no dia 7 de junho, em Butiá.