Comdim estabelece como prioridade o combate e à violência contra a mulher

Advogada Maria Emília Guerreiro assumiu a presidência do Conselho

Por Portal de Notícias 12/05/2017 - 15:28 hs
Foto: Cauê Florisbal
 Comdim estabelece como prioridade o combate e à violência contra a mulher
Maria Emília Guerreiro

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim) de Charqueadas elegeu a sua diretoria para os próximos dois anos e terá a advogada Maria Emília Guerreiro como presidente.

Em atuação desde 2007, o Comdim é formado por representantes de órgãos governamentais e da sociedade civil, escolhidos mediante processo de indicação realizado durante o Fórum Municipal dos Direito das Mulheres.

Segundo Emilia Guerreiro, durante esse Fórum também foi eleita uma das prioridades a ser trabalhada pelo Conselho, que é a construção de uma rede de atendimento que irá trabalhar o combate à violência contra a mulher. Essa rede de atendimento será integrada por diversos órgãos e entidades públicas e comunitárias. O Poder Judiciário também será convidado a fazer parte do projeto.

- Este trabalho será realizado pelos setores públicos que trabalham esta questão e que formam o Comdim, que são a Coordenadoria da Mulher e a Procuradoria da Mulher da Câmara de Vereadores. Vamos convidar o Poder Judiciário, através da juíza e do promotor, além de outras entidades. Será um esforço em conjunto – afirma.

As políticas de gênero também estão entre os temas que o Conselho pretende trabalhar. A fiscalização para saber se o tema está incluído nos programas realizados pelas entidades é uma das tarefas do Conselho.

- O Comdim tem um papel extremamente importante e trabalha as diretrizes e políticas públicas de perspectiva de gênero. Ele acompanha e fiscaliza todas as entidades que realizam ações que se referem ao tema. Além do sentido pedagógico, tem um sentido fiscalizador quanto à realização dos programas e como será inserida essa a pauta dentro da sua atuação pública - afirma.

Para a presidente, esta nova formação do Conselho conseguiu unificar três segmentos: os poderes Executivo, Legislativo e Comdim em um período em que os três órgãos passaram por mudanças em seus membros.

- Isso foi positivo, não criticando o momento anterior, mas sim para atualizar as percepções sobre a importância destes mecanismos sociais. O Conselho está tendo um bom acolhimento por parte do Executivo, dos vereadores e da Secretaria da Assistência Social. Isso nos dá maior tranquilidade, pois conseguirmos estabelecer o diálogo – conclui.

 

Diretoria do Comdim

Presidente: Maria Emília Guerreiro (OAB)

Vice-presidente: Alessandra Berbigier (Sindicato dos Municipários)

 

Secretária: Dionara Perez dos Santos (Coordenadoria da Mulher)