Takeda é certificada como a melhor empresa farmacêutica para a mulher trabalhar no Brasil, segundo o GPTW

Premiação reconhece a companhia líder do ramo pela excelência nas práticas de inclusão feminina em diversos setores

Por Portal de Notícias 10/05/2017 - 15:48 hs
Foto: Banco de Dados
Takeda é certificada como a melhor empresa farmacêutica para a mulher trabalhar no Brasil, segundo o GPTW
A afiliada no Brasil adquiriu em julho de 2012 o laboratório nacional Multilab, em São Jerônimo

A Takeda, uma das principais farmacêuticas brasileiras, recebeu a certificação do Great Place to Work® Mulher, que destaca a excelência da companhia em promover acesso e inclusão feminina nas diferentes áreas e condições empregadoras. A farmacêutica, proprietária da Multilab, em São Jerônimo, venceu como pioneira no setor de farmácia e biotecnologia e na categoria de grandes empresas ficou em sexto lugar. A multinacional foi premiada por concretizar práticas diferenciais em áreas como desenvolvimento de liderança, gestão de desempenho, cultura organizacional, remuneração e benefícios. Atualmente, as mulheres já representam mais de 50% do número de colaboradores da Takeda, 42% dos cargos de liderança e 50% da diretoria da empresa.

- É uma satisfação enorme para a Takeda ser reconhecida como uma das melhores empresas para a mulher trabalhar no Brasil. Como uma das principais farmacêuticas do mercado e com cerca de duas mil pessoas engajadas em nossa missão, é nosso dever firmar um compromisso com a equidade no mercado de trabalho, engajando nossos colaboradores diariamente a buscar o reconhecimento pelo mérito, sem distinção entre gêneros, primando pela integridade e diversidade em todas as nossas ações - afirma Veronika Falconer, diretora executiva de RH da farmacêutica no Brasil e na América Latina.

Renata Campos, presidente da Takeda no Brasil e Area Head Latam, complementa.

- É uma grande honra para a Takeda receber a validação do que vem sendo construído ao longo de anos. Proporcionar um ambiente igualitário, justo, focado em desenvolvimento, em resultados e acima de tudo em nossos pacientes é prioridade para a companhia, que agora se sente ainda mais fortalecida em se comprometer com o tema – comemora.

Globalmente, a Takeda reforçou seu compromisso com a diversidade lançando a campanha Compromisso pela Equidade, na qual fomenta o debate sobre o empoderamento feminino e incentiva os funcionários de diferentes países a expressarem um compromisso pessoal para consolidar o equilíbrio entre gêneros. Renata Campos, que assumiu a presidência da Takeda no Brasil e na região Latam no início de abril, é um dos exemplos que foram mapeados pelo programa de desenvolvimento da companhia.

Great Place to Work® Mulher

A certificação, realizada anualmente pelo Great Place to Work®, avalia as iniciativas de cada companhia e as compara entre empresas líderes. O evento de premiação conta com palestras e mesas de debates e é realizado com o objetivo de reconhecer as companhias que validam seu compromisso com a igualdade e justiça, concretizando padrões efetivos de ambientes de trabalho com alto nível de engajamento e equilibro de oportunidades de carreira e desenvolvimento. O reconhecimento é para as 30 melhores empresas para a mulher trabalhar no Brasil, pertencentes às categorias de grande e médio porte, a partir de uma pesquisa única e exclusiva no Brasil.

 

Sobre a Takeda Farmacêutica

Sediada em Osaka, Japão, a Takeda é uma companhia farmacêutica global que investe em pesquisa e inovação para comercializar mais de 700 produtos em 70 países, sendo especialmente forte na Ásia, América do Norte, Europa e Mercados Emergentes, incluindo América Latina, Rússia-CIS e China. Fundada há 235 anos, é hoje uma das 15 maiores farmacêuticas do mundo e a número 1 no Japão, graças ao esforço contínuo de seus 31.000 colaboradores em lutar pela melhoria da saúde e um futuro mais brilhante das pessoas em todo o mundo, por meio da liderança na inovação de medicamentos. Com a integração da Millennium Pharmaceuticals e da Nycomed, a Takeda vem se transformando, aumentando sua expertise terapêutica e alcance geográfico.

A Takeda está entre as 10 principais farmacêuticas do Brasil e tem duas fábricas instaladas em território nacional – Jaguariúna (SP) e São Jerônimo (RS) –, contando com quase 2.000 colaboradores. A área de MIPs (medicamentos isentos de prescrição) possui medicamentos que são líderes no mercado e representam 48% do faturamento da companhia, que tem no portfólio produtos conhecidos como Neosaldina® (analgésico), o remédio para dor de cabeça mais vendido do Brasil; Eparema/Xantinon® (digestivos), que juntos demandam mais de 90 milhões de reais; Nebacetin® (antibactericida), a marca preferida pelos brasileiros para ferimentos, e MultiGrip® (antigripal), o medicamento mais vendido do Brasil para o tratamento dos sintomas da gripe. Na área de prescrição médica, as principais especialidades atendidas pela Takeda são: gastroenterologia, cardiometabólica e imunologia, além da oncologia, lançada em 2015.

 

A afiliada no Brasil adquiriu em julho de 2012 o laboratório nacional Multilab – com portfólio focado em MIPs, genéricos e genéricos de marca – com o objetivo de diversificar a carteira de produtos da companhia e aproximar-se ainda mais da nova classe média.