Voluntários organizam curso preparatório gratuito para vestibular do IFSul

Emancipa Charqueadas ministrará aulas para turma de 20 alunos com baixa renda

Por Portal de Notícias 05/05/2017 - 14:30 hs
Foto: Cauê Florisbal
 Voluntários organizam curso preparatório gratuito para vestibular do IFSul
Gabriel Moraes, Maria Alice Silva, Matheus Venturini e Luis Eduardo Carvalho

Cauê Florisbal

 

Desde que foi implantado em Charqueadas, o Instituto Federal Sul Rio-grandense (IFSul) passou a ser o sonho de muitos estudantes da região Carbonífera que concluem o Ensino Fundamental e ingressam no Ensino Médio. Devido ao número limitado de vagas, entrar em um curso preparatório tem sido a estratégia que alguns estudantes utilizam para se preparar para o processo seletivo.

Mas, como muitos não têm condições de custear um destes cursos, um grupo de estudantes de Charqueadas criou o projeto Emancipa Charqueadas, com o objetivo de oferecer um curso preparatório gratuito para os estudantes de baixa renda. Os professores trabalharão de forma voluntária.

- Alguns professores são graduados ou pós-graduados. Nós chamamos também alguns estudantes, que estão na faculdade, para adquirir experiência como professores e crescer junto com os alunos. Todos possuem formação pedagógica ou experiência na área de educação – explica Gabriel Moraes, coordenador do projeto.

A Rede Emancipa iniciou em 2007, com o objetivo de preparar os estudantes do Ensino Médio para a disputa do vestibular. Recém-criado em Charqueadas, o projeto não recebe apoio financeiro de empresas ou órgãos públicos. Segundo Gabriel Moraes, o curso preparatório para o ingresso no Ensino Médio é algo inédito dentro da rede, pois até então o Emancipa preparava alunos apenas para a entrada no Ensino Superior.

Segundo Matheus Venturini, professor de matemática do Emancipa Charqueadas, o processo seletivo inicia com um edital, que foi publicado na última quarta-feira,3. Depois de realizada a inscrição, ocorrerá o sorteio dos alunos que irão integrar na turma, que tem 20 vagas, destas cinco serão destinadas para a escola que ceder o espaço para as aulas, escolher cinco alunos para integrar a turma.

As inscrições serão apenas para alunos de escolas públicas e de baixa renda e devem ser feitas presencialmente, no dia 15 de maio (mais detalhes na página do Facebook do Emancipa Charqueadas). Na última quarta-feira, 3, os voluntários divulgaram o edital de inscrição que já está disponível no site https://docs.google.com/document/d/1z9NX6I81Mu0ZL6bVveN8YFhyqN9rJc_riWhsfTIpjEg/pub

 

 

Saiba mais sobre o Emancipa

 

A Rede Emancipa não se limita apenas aos cursinhos. O entendimento de que o processo educativo é ininterrupto ao longo da vida, tem servido de inspiração para que outras experiências de educação popular sejam realizadas. Existem planos que incluem alfabetização de jovens e adultos, preparação para concursos, educação infantil e pré-vestibular. É um projeto político-pedagógico que vai além do ensino para o vestibular, que possibilita à juventude um espaço inovador de debate, criação e recriação do saber acerca do mundo e da vida. Nesse projeto se engajam estudantes universitários, secundaristas, professores do ensino básico, professores e estudantes da Rede Emancipa, família, associação de bairro, comunidade e todos que queiram construir outro futuro.