Legislativo de São Jerônimo presta homenagem ao juiz Luís Antônio Johnson

Magistrado jeronimense foi homenageado pelos relevantes serviços prestados à Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Sul

Por Portal de Notícias 20/04/2017 - 16:14 hs
Foto: Portal de Notícias
Legislativo de São Jerônimo presta homenagem ao juiz Luís Antônio Johnson
Luís Antônio Johnson, acompanhado dos familiares, recebe homenagem do vereador Jair Ribeiro

Na noite de terça-feira, 18, em Sessão Solene da Câmara Municipal, com o plenário lotado, os vereadores de São Jerônimo homenagearam o juiz de Direito Luís Antônio de Abreu Johnson pelos relevantes serviços prestados à Segurança Pública do Rio Grande do Sul como protagonista da construção Presídio Comunitário Feminino de Lajeado. A homenagem atendeu proposta do vereador Jair Ribeiro (SD), aprovada por unanimidade.

Jair Ribeiro justificou a homenagem pelo exemplo do ilustre filho jeronimense, que atualmente exerce a Magistratura na cidade de Lajeado, em favor da ressocialização dos apenados. Em Lajeado, Johnson e a comunidade construíram um presídio feminino e implantaram uma escola dentro dos presídios masculino e feminino, dando condições de ressocialização aos apenados. O vereador também destacou a integração dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário na Sessão Solene.

Johnson disse estar extremamente emocionado com a homenagem e agradeceu aos familiares e às lideranças que prestigiaram a Sessão, como deputados, advogados, integrantes da Ajuris, OAB, membros das comunidades São Jerônimo, General Câmara e, também, de Lajeado.

Liderada por Johnson, a comunidade de Lajeado arrecadou fundos e realizou a obra do presídio em um ano. Também foram investidos recursos das verbas de penas alternativas do Judiciário. No dia 9 de janeiro deste ano, após decisão judicial do magistrado, a casa prisional passou a receber as detentas. Johnson entende que o Judiciário pode mobilizar a comunidade para, em conjunto, construir espaços dignos de ressocialização, devolvendo o poder ao Estado. O exemplo, segundo ele, está em Lajeado onde foi a comunidade que construiu o presídio feminino. Johnson defende presídios comunitários, com a participação da comunidade e das entidades sociais. No final da Sessão, o magistrado recebeu uma placa alusiva ao evento.

No dia 15 de março, Johnson também foi homenageado pela Assembleia Legislativa do RS, atendendo proposta do deputado Enio Bacci.

 

Biografia

 

Luis Antônio de Abreu Johnson é natural de São Jerônimo e graduou-se em Direito em 1990, na Unisinos. Aos 14 anos iniciou sua trajetória no Poder Judiciário, no qual foi servidor concursado, e tomou posse como juiz de Direito em 28 de fevereiro de 2005. Atuou nas comarcas de Encruzilhada do Sul, Santa Vitória do Palmar, São Luiz Gonzaga, atualmente, preside a Comarca de Lajeado.