Em São Jerônimo, família é beneficiada pelo Programa Segunda Água

Por Portal de Notícias 20/04/2017 - 14:07 hs
Foto: Divulgação / Emater
 Em São Jerônimo, família é beneficiada pelo Programa Segunda Água
Família beneficiada pelo programa em São Jerônimo

No interior do município de São Jerônimo, na localidade de Rincão dos Corrêas, a propriedade da família Corrêa da Silva faz parte do Programa Segunda Água e foi beneficiada, em janeiro deste ano, com um kit capaz de irrigar cerca de 1.000 m2.

Além da construção de um microaçude, a família investe agora na produção de hortaliças para venda no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do qual faz parte desde o último mês.

Segundo a agricultora Eni Corrêa da Silva, trabalhar com hortas é algo que ela sempre gostou e sentiu prazer em fazer.

- Já plantei feijão, ervilha, repolho, beterraba, couve-flor e alface. No futuro, quero expandir e cultivar vagem, tomate, pimentão e até aipim, batata-doce e moranga - afirma.

Segundo o extensionista da mater/Ascar, Edar Ferrari Filho, a família já comemora os primeiros resultados e melhorias obtidas com o kit de irrigação, instalado no mês de janeiro.

- Eles relataram que as plantas estão mais vigorosas e crescendo rapidamente. Estão satisfeitos, principalmente, devido à maior facilidade de irrigação, que antes era feita manualmente com regador e que agora é feita através de um sistema de irrigação - completa.

 

A Emater/RS-Ascar assiste à família Corrêa da Silva há anos, pois eles participaram da primeira etapa do Programa Brasil Sem Miséria, realizado em 2014. Na época, receberam recurso financeiro e assistência técnica para instalação da horta, além de participarem efetivamente de diversas reuniões e cursos ministrados pela instituição. A ideia da família é expandir a produção, aumentar a renda com a venda do excedente, além de ter à disposição uma maior variedade de alimentos de ótima qualidade para oferecer aos consumidores.