Fundação da Cooperpio: a 1ª Cooperativa Escolar de Charqueadas

A iniciativa faz parte das atividades do programa A união Faz a Vida, desenvolvido na escola desde 2012

Por Portal de Notícias 13/04/2017 - 16:05 hs
Foto: Divulgação
Fundação da Cooperpio: a 1ª Cooperativa Escolar de Charqueadas
Diretoria da cooperativas e professores

Na última terça-feira, de 11,, foi realizada a assembleia de fundação da Cooperpio - Cooperativa Escolar dos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental PIO XII, a 1º Cooperativa Escolar do município de Charqueadas. A iniciativa faz parte das atividades do programa A união Faz a Vida, desenvolvido na escola desde 2012. Ainda durante o evento, foi lançada a 3º edição da revista Investigando e Aprendendo, que reúne os principais projetos desenvolvidos pelos alunos, dentro da metodologia do programa.

Durante a assembleia de fundação, os alunos, associados fundadores, aprovaram o estatuto social e elegeram a primeira diretoria e conselheiros fiscais da cooperativa, que apresentaram suas propostas de trabalho, exercitando as atividades que vivenciaram durante o ano de 2016, como verdadeiros protagonistas do processo de aprendizagem.

A formação da turma foi acompanhada pelo professor mestre Everaldo Marini. Segundo o professor Marini, o trabalho pedagógico das cooperativas escolares tem como base quatro pilares fundamentais: a formação de lideranças, o estímulo ao empreendedorismo, a educação financeira e a inclusão social.

- As cooperativas escolares têm finalidade educativa, por meio do desenvolvimento de atividades econômicas, sociais e culturais em benefício da formação dos associados. A proposta de trabalho está vinculada ao projeto político pedagógico da escola - destaca Marini.

O cerimônia de fundação foi realizada no Salão do Centro Administrativo Manoel Souza João (SESI) e contou com a presença das famílias dos alunos, da diretora da escola, Vera Regina Oliveira, da professora orientadora da turma, Daiane Nunes Bischoff, da secretária de Educação do Município, Zaida Lagranha, do representante da Organização das Cooperativas do Rio Grande do Sul (Ocergs), Silvino Wickert, do vice-presidente da Sicredi Centro Leste RS, Paulo Alex Falcão, dos diretores da Sicredi, Gelson Carlos Bulegon e Cristiano Treichel, dos colaboradores da Sicredi em Charqueadas, entre outros convidados.

 

Conheça o Programa A União Faz a Vida

 

 

O programa A União Faz a Vida, principal iniciativa de responsabilidade social do Sicredi, desenvolvido em parceria com as prefeituras, secretarias de educação e escolas, que tem como base os princípios de cooperação e cidadania, contribui para a educação integral de crianças e adolescentes por meio de projetos educacionais cooperativos. Com metodologia própria, o Programa é desenvolvido por meio de expedições investigativas, que são o ponto de partida para a definição dos temas que serão trabalhados por alunos e professores. Os estudantes percorrem a comunidade para ver, observar, experimentar, perguntas e reconhecer o ambiente a sua volta.