Consórcios: união para solução

Quando bem estruturados, esses mecanismos oferecem uma série de vantagens para a sociedade

Por Portal de Notícias 07/04/2017 - 16:02 hs

Verno Müller*

 

A união é a fortaleza dos municípios. Ao longo de nossa história, muitas foram as conquistas que as comunidades obtiveram a partir de esforços conjuntos. No cotidiano da administração pública, diversas iniciativas de integração podem trazer benefícios, promovendo o desenvolvimento e solucionando problemas comuns.

Exemplo disso são os consórcios intermunicipais – sociedades de direito privado que unem cidades de uma mesma região para gerir e prover serviços e ações especializadas. Quando bem estruturados, esses mecanismos oferecem uma série de vantagens para a sociedade.

Com as compras públicas, comunidades consorciadas podem adquirir uma grande quantidade de medicamentos a um custo menor em relação a aquisições individuais. Na segurança pública, temos casos exitosos no Rio Grande do Sul, em que esse tipo de cooperação gerou investimentos em equipamentos para a Brigada Militar e sistemas de videomonitoramento. Diversos outros serviços podem ser aprimorados com essa modalidade, incluindo educação, turismo, manejo de resíduos sólidos e assistência social.

Para auxiliar e fomentar os consórcios, a Famurs lançou em 2017 uma área técnica exclusiva para dar suporte a essas iniciativas. Uma equipe especializada estará à disposição das prefeituras para promover a troca de experiências e orientar novas ações a serem desenvolvidas. Além disso, um banco de dados será estruturado para servir de referência aos gestores na formulação dos projetos.

Com esse espaço de apoio, a Famurs reafirma sua trajetória de 40 anos pelo desenvolvimento das cidades. Os consórcios têm se mostrado uma ferramenta que agrega resultados e eficiência à gestão pública. Fortalecer e promover essas parcerias corrobora o sentido do municipalismo. Com cooperação e organização, é possível reduzir custos, ampliar a qualidade e oferecer melhores serviços à população.

 

 

(*) Superintendente técnico e de relações institucionais da Famurs