Nosso carvão, nossa riqueza

Somos o único país que possui grandes reservas desse mineral e não as utilizamos plenamente

Por Portal de Notícias 24/03/2017 - 17:42 hs

João Paulo S. Porto*

 

O Brasil possui a 14ª maior reserva de carvão mineral do mundo e cerca de 80% desse total estão no Rio Grande do Sul, sendo que uma parte disso encontra-se na nossa região, em Charqueadas, Eldorado do Sul, Arroio dos Ratos, Minas do Leão e Butiá.

O interessante é que somos o único país que possui grandes reservas desse mineral e não as utilizamos plenamente, pois somos apenas o 26 produtor mundial de carvão. Todos os demais países detentores de grandes reservas de carvão mineral também são os maiores produtores mundiais. Por exemplo: o maior produtor mundial é a China, que possui a terceira maior reserva; o segundo maior produtor mundial é os Estados Unidos, que possui a maior reserva; o terceiro maior produtor é a Austrália, que possui a quarta reserva mundial.

Ou seja, nós precisamos valorizar a nossa riqueza também e acabar com o pré-conceito existente em relação ao carvão mineral. Com o avanço tecnológico, já existem formas de aproveitamento do carvão que agridem muito pouco o meio ambiente como, por exemplo, a carboquímica, que já está nos projetos da iniciativa privada, como mostrado na edição do Portal de Notícias de 24 de fevereiro.

Fontes: Roadmap tecnológico para a produção, uso limpo e eficiente do carvão mineral nacional: 2012 a 2035. CGEE - Centro de Gestão e Estudos Estratégicos sob supervisão do MCTI Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação. Brasília 2012.

 

 

(*) Engenheiro Metalúrgico, MSc., doutorando no Programa de Pós-graduação em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais da UFRGS