Museu Farroupilha recebe recursos para restauração

Por Portal de Notícias 24/02/2017 - 14:42 hs
Foto: Divulgação
Museu Farroupilha recebe recursos para restauração
Serão investidos R$ 325 mil na restauração do museu

Em solenidade realizada na sexta, 17, em Triunfo, o senador Lasier Martins (PSD) entregou ao prefeito da cidade, Valdair Kuhn (PSB), a ordem bancária de liberação da primeira parcela dos recursos de emenda parlamentar de sua autoria, junto ao Ministério da Cultura, para a restauração do Museu Farroupilha – a casa onde nasceu Bento Gonçalves. A soma dos recursos para toda a obra alcançará R$ 325 mil, incluindo a contrapartida da prefeitura. O projeto inclui melhorias na alvenaria e reestruturação das paredes internas e externas, cobertura, fachada, esquadrias e instalações elétricas e hidráulicas.

- Esta emenda representa o orgulho que os gaúchos têm de sua história. A obra que começa agora, além de resgatar a história do herói Bento Gonçalves, pode ser o ponto de partida para tornar Triunfo um polo turístico do estado - disse Lasier, que lembrou que esteve na cidade há oito anos para apresentar um programa de rádio e não pode conhecer o museu porque estava interditado.

 

A Casa de Bento Gonçalves é uma construção de 1771, localizada próximo à igreja e ao porto da cidade e pertenceu ao avô materno de Bento Gonçalves, que foi o primeiro colonizador da Freguesia de Nosso Senhor Bom Jesus do Triunfo. O Museu Farroupilha reúne uma série de itens pertencentes aos antigos combatentes farrapos, especialmente armamentos, como espadas, rifles, pontas de lança, facas e adagas.