Promotores de Justiça visitam locais de extração de areia no Rio Jacuí

Objetivo foi apresentar ao MP o funcionamento do sistema de extração por meio de dragas

Por Lucas Essvein 19/11/2016 - 10:39 hs
Foto: Camiola Setti / MPRS
Promotores de Justiça visitam locais de extração de areia no Rio Jacuí
Evento aconteceu em Catamarã saindo de Porto Alegre até São Jerônimo

A convite do Sindicato dos Depósitos, Distribuidores e Comércio de Areia do Rio Grande do Sul (Sindareia-RS), uma comitiva de membros e servidores do Ministério Público (MP) participou, juntamente com outros órgãos e instituições, na semana passada, de uma visitação embarcada a locais de extração de areia no Rio Jacuí.

O objetivo, conforme o presidente do Sindareia, Laercio Thadeu Pereira da Silva, foi apresentar “in loco” o funcionamento do sistema de extração de areia por meio de dragas.

- Achamos importante essa aproximação entre empreendedores e instituições como MP e Fepam, para que adquiram conhecimento sobre o nosso trabalho – disse o presidente do Sindareia.

Para o coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente, Daniel Martini, é essencial que se conheça, sem preconceitos, as atividades sobre as quais o Ministério Público precisa opinar ou mesmo decidir.

- Tenho cada vez mais a convicção de que, se trabalharmos conjuntamente, o setor privado vai poder exercer sua função sem deixar de lado o cuidado e a preservação ao meio ambiente - afirmou o promotor de Justiça.

Durante o percurso de cinco horas, os convidados assistiram à apresentações de empresas extratoras de areia e de representante do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), vinculado ao Ministério de Minas e Energia. O DNPM tem por finalidade promover o planejamento e o fomento da exploração mineral e do aproveitamento dos recursos minerais, além de realizar pesquisas geológicas, minerais e de tecnologia mineral. É sua função, ainda, assegurar, controlar e fiscalizar o exercício das atividades de mineraçã em todo o território nacional.

Também presentes à visita, os promotores regionais das bacias do Sinos, Ricardo Schinestsck Rodrigues, e do Caí, Felipe Teixeira Neto, manifestaram interesse em realizar visitações também em suas áreas de atuação.

- Este tipo de experiência contribui muito com o nosso trabalho - afirmaram os promotores de Justiça.

 

Também participaram a atividade os assessores do Caoma, Rovena Zanchet e Diogo Petter Nesello; o geólogo do Gabinete de Assessoramento Técnico do MP, Sergio Alfredo Buffon; o vereador de Porto Alegre, Cassiá Carpes; representantes da Fepam e das empresas Agabritas, Aro Mineradora, Somar, Smarja e Gente e Terra.