Charqueadas destina quatro UBS para atender exclusivamente pessoas com sintomas respiratórios

Objetivo é diminuir ainda mais a chance de contágio de quem não está apresentando síndrome gripal

Por Portal de Notícias 25/03/2020 - 08:47 hs
Foto: Banco de Imagens
Charqueadas destina quatro UBS para atender exclusivamente pessoas com sintomas respiratórios
Objetivo é diminuir ainda mais a chance de contágio de quem não está apresentando síndrome gripal

A fim de organizar o atendimento da população e garantir a segurança de todos, a partir de quinta-feira, (25/03), os atendimentos de pessoas com sintomas respiratórios (febre, tosse, dor de garganta, coriza, dificuldade de engolir, congestão nasal e/ou conjuntival) será feito em quatro unidades de saúde de Charqueadas: Unidade Santo Antonio, Unidade Central, Unidade Vicente Pinto e Unidade Osmar Wienke.
As pessoas que não têm sintomas respiratórios devem procurar atendimento nas demais unidades de saúde: Unidade Piratini, Unidade São Francisco, Unidade Cruz de Malta, Unidade Beira Rio, Unidade Sul América, Unidade São Miguel, Unidade Vila Otília. A Secretaria da Saúde lembra que consultas eletivas, que podem esperar, estão suspensas.
O atendimento nestes postos é para pessoas com dor, dor no peito, diarreia, sangramento, traumas leves, renovação de receitas nos casos necessários (com apresentação de segunda via).
A população normalmente atendida nos postos Santo Antonio, Central, Vicente Pinto e Osmar Wienke devem procurar outras unidades se precisarem de atendimento que não seja por sintomas respiratórios.
Os pacientes dos postos Piratini, São Francisco, Cruz de Malta, Beira Rio, Sul América, São Miguel e Vila Otília com sintomas respiratórios devem ir para um dos outro quatro postos, e não devem ir para o seu posto.
“Assim, diminuímos ainda mais a chance de contágio de quem não está apresentando síndrome gripal. Lembramos ainda que para os sintomas gripais leves, o melhor é ficar em casa de repouso, hidratando-se e controlando a temperatura”, diz em nota a Secretaria.
Somente se não houver melhora, então deve-se procurar o posto preparado para atender pessoas com sintomas de gripe. Quem estiver com falta de ar ou dificuldade de respirar deve ir direto ao hospital.
Em caso de dúvidas, telefone para os órgãos e postos de saúde.

CORONAVÍRUS EM CHARQUEADAS

Até esta  terça-feira (24/03), o município de Charqueadas apresentava 13 casos de coronavírus: nove descartados, 3 em análise e um confirmado.