PSDB deixa governo do estado

Por Marcos Essvein 22/12/2017 - 15:35 hs

PSDB deixa governo do estado

O PSDB deixa o governo Sartori em até 30 dias. A decisão foi tomada em reunião da Executiva estadual do partido essa semana, ocasião em que foi debatido o resultado da consulta aos diretórios municipais, dos quais 80% opinaram pela saída. De acordo com o presidente do PSDB gaúcho, Eduardo Leite, a decisão pela saída se deu porque o partido terá candidatura própria em 2018. Leite disse, no entanto, que o PSDB vai continuar dando apoio na Assembleia Legislativa aos projetos que são de interesse da sociedade gaúcha. A participação do PSDB no governo Sartori se dá hoje na Secretaria de Minas e Energia.

 

Muda o nome...

Integrantes do PMDB aprovaram, em convenção nacional extraordinária na terça-feira, 19, a mudança do nome da legenda, com a retirada da letra “P”, que significa a palavra partido. A partir de agora, a legenda volta a ser chamada pelo nome original: MDB – Movimento Democrático Brasileiro, usado no período da Ditadura Militar, até a década de 1980.

O resgate da sigla MDB faz parte de uma estratégia dos peemedebistas de diminuir o desgaste do PMDB e da política partidária junto à sociedade. Vários integrantes da cúpula do partido, entre eles o presidente, senador Romero Jucá, são alvo de investigações em escândalos de corrupção.

Para oficializar a decisão, era necessário o aval dos peemedebistas, em votação feita em convenção nacional.

Legislativo de Butiá

Na segunda-feira, 18, Leonardo Montenegro (PT) foi eleito presidente da Câmara de Vereadores de Butiá. A Meda Diretora terá também Eliseu Andrin (PPS) como vice-presidente, Maurício Pereira (PDT) como primeiro secretário e Leandro Felício (PR) como segundo secretário.

Ambulância

O deputado federal Alceu Moreira (PMDB) confirmou ao vereador Rafael Divino (Piteco, PMDB) que o Município de Charqueadas será contemplado com uma ambulância tipo A e equipamentos para a estruturação de um gabinete odontológico.

 Alimentos para o Hospital

Quem quiser fazer uma boa ação neste Natal pode doar alimentos não perecíveis ao Hospital de São Jerônimo, que está com o estoque quase esgotado. Também é possível autorizar descontos a partir de R$ 10,00 mensais na conta de luz da CEEE em favor do Hospital. A autorização pode ser assinada no próprio Hospital.

 Demissões em Arroio dos Ratos

Cortar gastos para fechar as contas tem sido a realidade dos prefeitos de todo o Brasil nos últimos anos. Em Arroio dos Ratos, o prefeito Luciano Rocha (PSB) anunciou que irá demitir os CC`s para fechar as contas. Essa realidade já era prevista pelo seu antecessor, José Carlos Azeredo (PDT), que dizia que o caminho indicava que o grande desafio dos prefeitos no futuro seria manter as contas em dia.

 2018 chegando

Daqui a alguns dias, já começa 2018, ano de eleições nas esferas federal e estadual que, pelos acontecimentos dos últimos anos, prometem ser tensas. Ao que tudo indica, a região Carbonífera mais uma vez não vai eleger um deputado, já que vários nomes mostraram interesse de entrar na disputa, mas buscando “fazer nome” para o pleito municipal de 2020 ou visando cargos nos governos estadual ou federal. Isso mostra que a região, diferentemente das outras, continua sem união política. Esse problema é antigo, pois os possíveis candidatos, em anos anteriores, não apoiaram candidatos da região e pediram votos para aliados de seus partidos de outras regiões. Pelo menos nesta questão já sabemos que o ano que vem será igual.

A quem interessar possa...

1. A Prefeitura de São Jerônimo lançou essa semana um edital relâmpago, com prazo de míseros dois dias para inscrições (que já esgotou, evidentemente), para contratar agentes de saúde;

2. Saber quem é o atual secretário estadual de Segurança Pública é um dos pré-requisitos para ingresso na Brigada Militar, já que a questão constou da prova do concurso realizado no final de semana passado.