Duplicação da BR-290

Por Marcos Essvein 01/12/2017 - 17:46 hs

Duplicação da BR-290

A Câmara dos Deputados lança na próxima quarta-feira, 6, a Frente Parlamentar em Defesa da Conclusão das Obras da BR-290 até Uruguaiana. A ideia da bancada gaúcha é pressionar o governo federal para liberar recursos. Mesmo indicada como emenda da bancada gaúcha, o prosseguimento das obras não está nos planos do governo Temer, que excluiu o trecho do pacote apresentado no Programa Avançar. Detalhe: a mesma bancada federal gaúcha não incluiu recursos para a duplicação BR-290 até Pantano Grande entre as emendas impositivas e destinou a verba para uma ponte sem projeto.

A BR-290, que liga o litoral norte gaúcho até Uruguaiana, é a principal rodovia transversal do Rio Grande do Sul. Nela trafegam cerca de 20 mil automóveis diariamente, sendo que sua capacidade atual é de 11 mil veículos/dia.

Bicicletas na gincana

O vereador Douglas Tramontini Debom (Tio Xico, PMDB) quer que o Executivo municipal determine que as tarefas noturnas da gincana de Charqueadas sejam executadas de bicicleta. A intenção é diminuir os riscos de acidente durante o evento, já que são inúmeras as infrações cometidas pelos gincaneiros. No entanto, não será muito fácil atender o pedido do vereador, já que o atual modelo de gincana é aplicado em todo o estado. Já na sessão da Câmara de Vereadores, gincaneiros de diferentes equipes discordaram da proposta de Tramontini. A proposição foi aprovada por nove votos a um. O vereador Jozi Marins (Esporinha, PSB) votou contra porque para ele são as equipes que devem decidir como as tarefas serão realizadas.

Taxa para lixo nos pátios

Em terrenos baldios é comum o acúmulo de lixo, gerando concentração de animais que acabam indo para as casas mais próximas. O vereador Jozi Marins (Esporinha, PSB) pediu que o Executivo determine que os proprietários limpem os terrenos e, caso isso não aconteça, que a Prefeitura faça a limpeza e depois cobre uma taxa junto com o IPTU.

Ver para crer

Em dezembro de 1978, o Conselho Administrativo da Petrobras decidiu que um polo carboquímico seria instalado no Porto do Conde, em São Jerônimo, mas nada se concretizou. Passados quase quarenta anos, o assunto volta a ser discutido e, desta vez, a promessa é que dois polos sejam instalados no estado: o do Baixo Jacuí, em Charqueadas, e o da Campanha, em Candiota. Os céticos dirão que o polo do Baixo Jacuí terá o mesmo destino da Jacuí I, da ponte São Jerônimo-Triunfo, do asfalto da BR-470/RSC-470/RST-736, do polo naval, etc, por diversas vezes anunciados em período eleitoral e que depois das eleições evaporam. Querem ver para crer.

Transtornos psíquicos

“É muito importante que saibamos que a humanidade está adoecendo rápido coletivamente, estamos vivendo uma epidemia de transtornos psíquicos. São pessoas que são ótimas para a sociedade, mas são carrascos consigo mesmas. Porque sofrem por antecipação, ruminam perdas, mágoas. Isso esgota o cérebro.” – Augusto Cury, psiquiatra e escritor.

Grande solução!

As luminárias da Praça da Usina têm sido alvo de vândalos e o local está às escuras. A solução para o vandalismo passa pela ocupação de jovens em programas sociais. Mas, enquanto isso não existe, a Prefeitura tem que providenciar a segurança e a reposição das luminárias. Como não há vigilância nem programas sociais, que são responsabilidade do Município, o prefeito resolveu cortar o mal pela raiz: determinou que as luminárias não sejam repostas! (A grande solução está noticiada na página da Prefeitura no Facebook).