Dia 5, greve geral contra a reforma da previdência

Por João Adolfo Guerreiro 01/12/2017 - 17:45 hs

As centrais sindicais brasileiras CGTB, CSP-Conlutas, UGT, CUT, Força Sindical, Nova Central, CSB, Intersindical e CTB convocam para a próxima terça-feira uma paralisação nacional contra a reforma previdenciária proposta pelo governo Temer (PMDB), que tem previsão de ser votada no dia seguinte na Câmara dos Deputados.

A reforma da Previdência Social é o último ponto que o governo quer aprovar antes de 2018, com apoio de entidades empresariais e dos grandes grupos de comunicação, visando concluir a agenda de cunho neoliberal que coloca no bolso dos trabalhadores públicos e privados a conta da crise nacional, originada pela rapinagem do Estado perpetrada por políticos corruptos e grandes empresários corruptores e sonegadores, situação que a Operação Lava Jato desnudou. A “PEC do Congelamento” (de salários, saúde e educação), a terceirização e a reforma trabalhista foram os pontos iniciais da agenda, todos aprovados pelo Congresso Nacional.

Entretanto, como a reforma previdenciária é uma Proposta de Emenda à Constituição – PEC, necessita passar por duas votações, com maioria de 308 votos, para ser aprovada. Recentemente, a CPI da Previdência, em consonância com estudos universitários já divulgados, contraditou o argumento de que a mesma seja deficitária, em seu relatório final. Assim, os sindicalistas pretendem pressionar os deputados com a paralisação, visto que a proximidade das eleições desestimula os parlamentares a aprovar medidas impopulares, jogando contra os interesses dos grupos representados pelo governo.

######

SARAU – Inscrições para participar do III Sarau Cultural do IFSul podem ser feitas na página do evento no Facebook. O Sarau acontecerá no dia 8 de dezembro, das 16h às 23h, no campus Charqueadas, aberto a toda comunidade.

ROTATÓRIA NA ERS 401 – Na última sessão da Câmara de Vereadores de Charqueadas, o vereador Ubiratan Quadros (PMDB), falando em nome da mesa diretora, anunciou que reunião com o DAER está agendada para o dia 7 de dezembro, a fim de tratar da demanda.

ACÚSTICO MPB – Muito bom o happy hour no espaço B Café do Bonato Center, sábado passado, em São Jerônimo, com Gilberto Pradella & Darlan Rambor. Voz, violão e contrabaixo acústico (rabecão) de qualidade.