O papel da família no tratamento ortodôntico

Por Clin - Clínica Infanto Juvenil 19/05/2017 - 17:08 hs

Eduardo Cairuga Pinheiro

Ortodontista - CRO/RS 12363

 

A grande parcela de crianças e adolescente que fazem uso de aparelhos ortodônticos demandam do profissional de ortodontia a lidar com a família dos mesmos, considerando que esta tem papel fundamental, não somente na adesão ao tratamento, como também na prevenção e promoção relacionada à saúde bucal.

Sabe-se que o tratamento ortodôntico exige a aquisição de novos hábitos relacionados à higiene e mesmo à alimentação. Muitas vezes, sem perceber, a família, dependendo da forma como encara esta novidade e suas exigências, pode acabar prejudicando o processo do tratamento. Neste sentido, é importante que os cuidadores responsáveis pela criança ou pelo jovem enfatizem os benefícios do tratamento e não as dificuldades que este pode por ventura apresentar.

Estimulação, encorajamento e participação ativa nos hábitos dos filhos são ingredientes fundamentais para que sejam alcançados os objetivos deste processo. Aproveitar este momento para compartilhar com o filho ou filha da busca por um sorriso perfeito, com todos os passos que esta envolve, fator que pode inclusive aproximar os familiares, e que por este motivo reflete não só melhoras na saúde bucal e resultados no tratamento, mas sim na saúde em geral de toda a família.