EDUCAÇÃO E CULTURA o ESPORTES o GERAL o OPINIÃOo POLÍTICA o POLÍCIA o SAÚDE


..Geral
Região Carbonifera, sexta-feira, 12 agosto, 2011
SGR Martins Comunicação
Rua Cel. Soares de Carvalho, 590 – sala 2 – Sobreloja
96700-000 – São Jerônimo/RS
(51) 3651.4041 | portaldenoticias@terra.com.br
RECONHECIMENTO
Tractebel recebe Prêmio Ambiental
Copelmi e Somar Mineração também foram agraciados com a premiação




A Usina da Tractebel Energia de Charqueadas recebeu o Prêmio Mérito Ambiental Henrique Luiz Roessler, na noite da última terça-feira, 9, por ter se destacado na contribuição para a promoção da melhoria, preservação e recuperação do meio ambiente.
A cerimônia de premiação, que agraciou um total de 18 empresas e entidades com a entrega de um troféu, foi realizada no Clube Farrapos, em Porto Alegre, com a apresentação do jornalista Lasier Martins. Os agraciados foram escolhidos por sua atuação diferenciada no tratamento das questões ambientais e sócio-ambientais.
Durante a solenidade, um troféu “in memoriam” foi entregue para Maria Luiza Roessler, neta de Henrique Luiz Roessler, que leu uma carta com princípios ambientais redigido pelo avô.
Essa foi a 2ª edição do Prêmio Mérito Ambiental, que é promovido pela Revista Ecologia e Meio Ambiente e contou com o apoio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) e Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs).
Na solenidade, a Tractebel foi representada pelo gerente da usina, Renato Schmidt Barbosa, pela coordenadora de processos ambientais, Rita Clarice M. Tissot, pelo gerente de manutenção, José Roberto Haude e Jair Luis Marcilio, que ocupa o cargo de coordenador administrativo. Estivem presentes no evento, também, o secretário municipal de Limpeza Urbana, Fernando Araújo, e o secretário de Meio Ambiente, Oflávio de Oliveira Pereira.
Após a premiação, agraciados, autoridades presentes e convidados foram recepcionados com um jantar.

Copelmi e Somar Sociedade Mineradora, também, premiadas

Outro dois grupos que possuem atuação na Região Carbonífera também foram agraciados com o Mérito Ambiental. A Copelmi, que mantém atividades nas cidades de Porto Alegre, Rio de Janeiro, Butiá, Minas do Leão, Cachoeira do Sul, Charqueadas e Triunfo e foi representado na cerimônia pelo diretor superintendente da empresa, Carlos de Faria, e a Somar Sociedade Mineradora, que extrai areia no Rio Jacuí, tendo como diretora executiva, Verônica Della Mea, que recebeu o prêmio durante a solenidade.
A Somar, recentemente, em parceria com Grupo Ecológico SOS Jacuí e HAR Engenharia, realizou o projeto de confecção de um Arboreto, no Instituto Estadual de Educação de São Jerônimo. Um vídeo com imagens do Arboreto foi reproduzido durante o evento.

Outras empresas premiadas

Além da Tractebel, Copelmi e Somar, foram agraciados as empresas Randon S.A., Marcopolo S.A., Borrachas Vipal, Prefeitura de Rio Grande, Polar Ambiental, Reverse, SAMAE/Prefeitura de Caxias do Sul, Sulgás, Gratt Industria de Máquinas, Melnick Even, Bressan Inovações Ambientais, Via Norte Resíduos, Arlindo Luwig e Cia Ltda., Prefeitura de Garibaldi e Mecanicapina.
Saiba mais: quem foi Henrique Luiz Roessler?
Henrique Luís Roessler foi um dos precursores da proteção ambiental no Brasil.
Roessler era um funcionário público de São Leopoldo. Fiscalizava fontes poluidoras dos curtumes, derrubada de matas nativas, caça clandestina, sempre denunciando na imprensa os danos ao ambiente. Publicou 301 crônicas no Correio do Povo, sempre procurando alertar sobre os impactos ao meio ambiente, numa época em que pouco se comentava sobre o assunto. Criou, em 1955, a União Protetora da Natureza, com sede em sua própria casa. Manifestando energicamente a sua oposição à forma como os recursos ambientais eram geridos, criou uma nova consciência no seu Estado e foi um exemplo para todo o Brasil. Seu pioneirismo serviu de inspiração para várias ONGs e órgãos do poder público, sendo considerado o grande pioneiro do ambientalismo no Rio Grande do Sul. Fonte: Wikipedia.


ENTREVISTA - Renato Schmidt Barbosa, Gerente Usina Termelétrica Charqueadas

“As ações desenvolvidas pela Tractebel estão integradas ao desenvolvimento sustentável e focadas na preservação ambiental”

Portal de Notícias (PN) - Qual a importância desse prêmio para a Tractebel?
Renato Barbosa (RB) - Ganhar um prêmio dessa natureza é excepcional, demonstra que as ações desenvolvidas pela Tractebel estão integradas ao desenvolvimento sustentável e focadas na preservação ambiental e estão sendo reconhecidas nas comunidades onde estamos inseridos. Temos a sensação de meta cumprida e serve de motivação extra a todos os colaboradores da TBLE.

PN - De empresa poluidora à modelo de preocupação ambiental. Conte um pouco como ocorreu essa transformação?
RB - Sabemos que o sucesso da premiação é pontual, e ocorreu em função dos pesados investimentos que a TBLE fez nos últimos anos para reduzir a poluição atmosférica da Usina de Charqueadas, mas a preocupação com o impacto de suas atividades e a preservação do meio ambiente sempre esteve presente na cultura da empresa.
Cabe lembrar que a Usina tem um histórico de melhorias ambientais nesses 49 anos de existência com alguns marcos muitos significativos na melhoria da qualidade ambiental da comunidade, entre eles, podemos citar a instalação dos precipitadores eletrostáticos em 1987, a implantação do sistema de remoção mecânica de cinzas permitindo a recirculação dos efluentes que ocorreu em 2000, realizamos também um projeto de Pesquisa e Desenvolvimento junto com a CIENTEC de injeção de calcário para remoção de óxidos de enxofre em 2003, a certificação nas normas de qualidade 9001 e meio ambiente 14001 em 2006 e finalmente a aquisição dos sistemas de controle da poluição para material particulado e óxidos de enxofre cujo projeto e instalação ocorreu a partir de 2007 e inauguração em outubro de 2010.

PN - Atualmente, quais são os projetos que são executados na unidade na área ambiental? Ou que serão executados futuramente?
RB - Estamos atualmente trabalhando fortemente na redução dos ruídos gerados em algumas situações de manobra da usina e sempre estamos realizando melhorias seja, empregando novas tecnologias, adotando novos procedimentos ou simplesmente simplificando uma idéia. Mas sem dúvida mesmo alcançando esses resultados temos agora o desafio: o que pode ser feito para melhorar ainda mais?