EDUCAÇÃO E CULTURA o ESPORTES o GERAL o OPINIÃOo POLÍTICA o POLÍCIA o SAÚDE


..Geral
Região Carbonifera, sexta-feira, 28 outubro, 2011
SGR Martins Comunicação
Rua Cel. Soares de Carvalho, 590 – sala 2 – Sobreloja
96700-000 – São Jerônimo/RS
(51) 3651.4041 | portaldenoticias@terra.com.br
ARROIO DOS RATOS
Caravana do Bem na Região Carbonífera

As atividades culturais que marcaram o primeiro evento do projeto Caravana do Bem, reuniram centenas de pessoas, no domingo passado, no município de Arroio dos Ratos. Grupos culturais realizaram campanha contra a violência e levaram para o bairro São Cristóvão, na periferia de cidade, as diferentes manifestações artísticas da Região Carbonífera.
A iniciativa da União das Associações de Moradores de Arroio dos Ratos (UAMAR) com a colaboração de diversas entidades da sociedade civil organizada e do poder público, busca a reflexão através da arte e da cultura para a prevenção da violência. O projeto Caravana do Bem foi idealizado pelo professor e artista plástico Jaques Menezes a partir da 2ª Semana de Artes de Arroio dos Ratos. Dentro da programação do evento ocorreram palestras com o Dr. Silvio Correa de Souza, dentista do SUS, com o sargento Nolmiro Fortes de Oliveira, do PROERD, e com a Psicóloga Helenita.
Para a realização do evento, Menezes buscou a parceria de diversos segmentos sociais da região. Para ele, as ações culturais do projeto foram alicerçadas para contribuir com a redução da violência nas comunidades periféricas.
- Penso que a cultura pode cumprir um papel de extrema relevância nos processos transformação da situação de violência para uma sociedade mais humanitária – destaca o professor de arte-educação.
Integram o projeto Caravana do Bem associações de moradores, igrejas, Centros de Tradições Gaúchas (CTGs), Organizações Não Governamentais (ONGs) grupos culturais, instituições públicas e privadas.


Integrantes da Caravana do Bem estiveram promovendo campanha contra
a violência no UAMAR