EDUCAÇÃO E CULTURA o ESPORTES o GERAL o OPINIÃOo POLÍTICA o POLÍCIA o SAÚDE


..Geral
Região Carbonifera, sexta-feira, 14 outubro, 2011
SGR Martins Comunicação
Rua Cel. Soares de Carvalho, 590 – sala 2 – Sobreloja
96700-000 – São Jerônimo/RS
(51) 3651.4041 | portaldenoticias@terra.com.br
TRANSPORTE
DAER aprova aumento de 5,7% no transporte intermunicipal

O Conselho de Tráfego do DAER aprovou em reunião na terça-feira, 11, o aumento de 5,7% no transporte regular intermunicipal. Para entrar em vigor, a tarifa terá de ser homologada pela Agergs. Segundo o presidente do Conselho de Tráfego do DAER, Saul Sastre, o cálculo, amplamente discutido no Conselho, foi feito em conjunto com a Agergs. "Para o ano que vem, estamos buscando convênios com universidades e entidades para aprimorar a metodologia de cálculo".
A metodologia do cálculo tarifário adotada pelo DAER é a do custo médio, obtendo-se o coeficiente tarifário (R$/Km/passageiro) para todo o sistema. O cálculo do reajuste anual da tarifa, o qual busca atender disposições constitucionais e art. 118, do Decreto 7.728/1957, leva em conta a evolução dos custos do setor de transporte coletivo nos últimos 12 meses, incluindo componentes específicos como material rodante (veículos), mão-de-obra e insumos, referenciando-os aos parâmetros operacionais e tecnológicos do sistema, aplicando-se a devida carga tributária.
Para realização dos cálculos do reajuste, foram feitas pesquisas de preços junto aos fornecedores do mercado, objetivando obter uma mostra representativa de preços dos insumos que compõem a planilha tarifária. No levantamento, observaram-se variações de preços positivas, para pessoal, óleo diesel, alguns insumos e também preços deprimidos, como os verificados para pneus, câmaras, chassis e óleo de motor.