EDUCAÇÃO E CULTURA o ESPORTES o GERAL o OPINIÃOo POLÍTICA o POLÍCIA o SAÚDE


..Geral
Região Carbonifera, terça-feira, 17 janeiro, 2012
SGR Martins Comunicação
Rua Cel. Soares de Carvalho, 590 – sala 2 – Sobreloja
96700-000 – São Jerônimo/RS
(51) 3651.4041 | portaldenoticias@terra.com.br
GESTAÇÃO
CRS estuda implementação do Rede Cegonha

A 2ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) realizou um encontro, na quinta-feira, 12, em Porto Alegre, com o objetivo de estudar a implementação do programa Rede Cegonha nos municípios de sua abrangência, por meio de adesão. O Rede Cegonha destina-se à qualificação do atendimento no período da gestação, passando pelo pré-natal, parto e atenção à criança do nascimento até os dois anos de idade.
Durante a manhã, houve o encontro do grupo condutor regional - responsável pela implementação do programa na região - e os prestadores dos hospitais referências das microrregiões da 2ª CRS. Na pauta, assuntos como plano de ação regional inicial da Rede Cegonha, assim como a pactuação sobre o atendimento à gestação de alto e baixo risco e a implantação de ambulatórios de alto risco na estrutura hospitalar, respeitando a capacidade instalada dentro dos hospitais de cada micro.
Na oportunidade, o colegiado aprovou os nomes dos hospitais que servirão de referência à implantação do programa na 2ªCRS: Fundação Assistencial Beneficente (Hospital Nossa Senhora Aparecida de Camaquã), Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas (Hospital Montenegro), Associação dos Funcionários Públicos do Estado do Rio Grande do Sul (Hospital São Jerônimo) e o Hospital Bom Jesus de Taquara.
À tarde, foi discutida a forma de adesão dos municípios aos componentes da Atenção Básica: Pré-Natal, Puerpério, Parto e Nascimento e Estrutura Logística, visando à qualificação da Atenção à Saúde da Mulher.